
Imagem evocativa do tipo de transporte utilizado em Portugal na época do acidente ocorrido
na ponte de S. Domingos, em 1887. Fonte: Centro Português de Fotografia, ref. PT-CPF-APR-001-001-005663.
Uma visita à Aldeia do Carvalho terminou com três eclesiásticos feridos.
Em 1887, uma visita do Bispo da Guarda à Aldeia do Carvalho terminou com um episódio suficientemente grave e insólito para chegar às páginas da imprensa de Lisboa.
No regresso da freguesia em direção à Covilhã, um dos carros que integravam o séquito episcopal embateu nas guardas da ponte de S. Domingos, ficando despedaçado. A ponte referida pela imprensa é a ponte de S. Domingos , tornando possível associar diretamente o relato jornalístico de há quase 140 anos a um elemento concreto da paisagem atual.
Dois periódicos da época do outro lado do Atlântico— o Jornal da Noite e o Correio da Manhã — conservaram versões complementares do acontecimento.

O acidente na ponte de S. Domingos
O relato mais preciso quanto ao local e aos feridos encontra-se no Jornal da Noite, n.º 5028, numa edição datada no cabeçalho de quinta-feira 2 e sexta-feira 3 de junho de 1887.
O periódico informava:
«Sexta feira, quando o sr. bispo da Guarda voltava da freguezia de Aldeia do Carvalho á Covilhã, esbarrou nas guardas da ponte de S. Domingos, despedaçando-se um dos carros do sequito de sua ex.ª.»
A redação da notícia merece atenção. Não diz que o próprio Bispo da Guarda tenha ficado ferido, nem sequer que viajasse no carro acidentado. O que se despedaçou foi um dos carros do seu séquito.
Nesse veículo seguiam três eclesiásticos:
o prior Figueiredo, de S. Martinho; o padre Francisco Rodrigues Antunes Castanha; e o padre Gregório Lopes Arroz.
Segundo o jornal, os três:
«ficaram muito maltratados».
Não terá sido, portanto, um simples toque numa proteção da estrada. O impacto foi suficientemente forte para destruir o carro e provocar ferimentos nos seus três ocupantes.
O Correio da Manhã revela uma possível causa

Uma segunda notícia, publicada no Correio da Manhã sob o título «Noticias da Covilhã», permite completar significativamente a história.
O correspondente começa por relatar a saída do Bispo da Guarda da Covilhã e a sua deslocação à freguesia:
«S. ex.ª dirigiu-se á Aldeia de Carvalho, sendo acompanhado por varios ecclesiasticos…»
Logo depois surge a informação que não aparece no Jornal da Noite.
Durante o trajeto teria ocorrido um incidente «bastante grave para alguns», com um carro partido, acontecimento que o correspondente atribuiu à:
«embriaguez d’um cocheiro do sr. Bernardo Caixa».
Este é talvez o pormenor mais surpreendente de toda a notícia.
Segundo a versão do Correio da Manhã, o cocheiro estaria embriagado, circunstância que teria estado na origem do acidente. O carro estaria relacionado com um homem identificado como Bernardo Caixa, que, acrescenta o jornal, teria ficado «sentidissimo por este triste acontecimento».
Convém conservar precisamente esta formulação histórica: é o jornal que atribui o acidente à embriaguez do cocheiro. Não dispomos, até agora, de um auto policial, processo judicial ou outra documentação independente que permita confirmar essa causa.
Uma visita importante para a freguesia
O acidente não foi o único aspeto da passagem episcopal registado pelo Correio da Manhã.
A correspondência da Covilhã refere que o Bispo da Guarda ficou particularmente agradado com o acolhimento recebido, com as atenções que lhe foram prestadas e com as manifestações de respeito e dedicação da população.
O texto afirma que o prelado ficou:
«extremamente enlevado pelo acolhimento que recebeu».
Esta passagem mostra que não estamos perante uma simples deslocação de passagem. A visita à Aldeia do Carvalho constituiu um acontecimento relevante para a comunidade, com receção da população e acompanhamento de vários elementos do clero.
O correspondente acrescenta ainda outro dado curioso sobre a atuação do bispo durante aquela passagem pela região. Teria determinado aos párocos da Covilhã que se reduzisse o elevado número de procissões então realizadas, mantendo as obrigatórias e permitindo, além dessas, uma por ano em cada freguesia.
É um pequeno apontamento que ajuda a enquadrar a visita num contexto pastoral mais amplo.
A ponte continua no mesmo lugar
Para a memória da Aldeia do Carvalho, há um elemento particularmente especial neste episódio: o cenário do acidente sobreviveu.
A ponte de S. Domingos referida pelo Jornal da Noite é a mesma ponte que ainda hoje existe.
Isso permite fazer algo que nem sempre é possível quando trabalhamos com notícias do século XIX: relacionar um acontecimento descrito pela imprensa com um local ainda identificável e reconhecível no terreno.
Quem hoje atravessa ou observa aquela ponte encontra-se, literalmente, no lugar onde um carro do séquito do Bispo da Guarda se despedaçou em 1887.
A própria expressão utilizada pelo jornal — «esbarrou nas guardas da ponte de S. Domingos» — ganha outra dimensão quando sabemos que a estrutura permanece integrada na paisagem local.
Três nomes que a notícia preservou
O acidente também nos deixou os nomes de três homens que, de outra forma, poderiam ter desaparecido deste episódio da história local.
O prior Figueiredo, de S. Martinho, Francisco Rodrigues Antunes Castanha e Gregório Lopes Arroz viajavam juntos no carro acidentado.
É particularmente interessante que a notícia os identifique nominalmente. Abre novas pistas para investigar os percursos destes sacerdotes, perceber por que razão acompanhavam o Bispo da Guarda e eventualmente localizar documentação eclesiástica relacionada com a visita.
O nome de Gregório Lopes Arroz, em particular, merece investigação própria pela sua posterior relação com a Aldeia do Carvalho.
Mas essa história ficará melhor num estudo autónomo, para não misturarmos aquilo que os jornais de 1887 efetivamente dizem com informação biográfica recolhida noutras fontes.
Um instante de 1887 preservado pela imprensa
Vistos isoladamente, estes recortes poderiam parecer apenas uma curiosidade.
Juntos, porém, permitem reconstruir uma pequena cena da vida da Aldeia do Carvalho no final do século XIX.
Houve uma visita do Bispo da Guarda.
A população recebeu o prelado e o seu séquito.
Vários eclesiásticos acompanharam a deslocação.
No regresso para a Covilhã, um dos carros chocou contra as guardas da ponte de S. Domingos.
O veículo ficou despedaçado.
Três sacerdotes ficaram feridos.
E um segundo jornal acrescentou um elemento digno das crónicas da época: o cocheiro estaria embriagado.
Mais de um século depois, os homens desapareceram, os carros de cavalos deixaram de percorrer aquela estrada, mas o lugar permanece.
É precisamente essa continuidade entre a paisagem atual e o documento antigo que torna estes pequenos episódios tão importantes para a nossa história local.
